Com a ajuda deste blog espero partilhar as minhas experiências com todos os que se interessam por esta área, sejam eles clientes, designers ou simplesmente curiosos.
Selecionei este exemplo em particular porque pareceu-me ter alguns pontos interessantes em relação a muitos dos trabalhos que crio. A minha ideia é partilhar conhecimento e também explicar o porquê de ter chegado a determinado resultado.
Nesta situação da ARAGO Consulting - Recursos Humanos, a empresa abordou-me com a finalidade de fazer publicidade em imprensa especializada.
Quando os questionei sobre o que tinha sido feito até então, enviaram-me uma série de anúncios que estavam a utilizar naquele momento. A primeira coisa que pensei, foi que estava a ver uma infografia e não uma publicidade.
Anúcios Enviados - Imagem antiga
Em publicidade tudo tem de ser mais apelativo e simples, não nos podemos esquecer que os leitores folheiam a revista rapidamente, o anúncio tem de ter o máximo de impacto possível para atrair os leitores e fazer passar a mensagem. Numa Infografia é precisamente o contrário, partimos do pressuposto que o leitor vai ter o tempo necessário para ler toda a informação, neste caso não é a técnica ideal para melhor comunicar.
Então como fazer? primeiro devemos pensar na mensagem, o que queremos comunicar, neste caso são os serviços da empresa que têm de ser destacados, é isso que se quer vender. Pegando na representação criada anteriormente, a meu ver bem, cada serviço estava representado num círculo e todos tinham um código cor e um icon associado.
Comecei a pensar em como incluir esses círculos/serviços no meu design mas dentro de outro contexto, coisas com bolas e círculos que pudessem funcionar, por exemplo um jogo de bilhar, balões de brincar, balões de ar quente, ou porque não um malabarista?
pesquisa de imagens
O cliente gostou do conceito do malabarista, imediatamente realizei as primeiras maquetes. Para o headline trabalhei uma frase em concordância com a imagem, adjetivos como equilíbrio ou habilidade faziam sentido.
No entanto as fotos ainda não estavam bem dentro do que queríamos, a menina palhaça malabarista não era muito empresarial, já o senhor tinha a língua de fora e houve pessoas que sentiram alguma repulsa.
De volta á pesquisa, concentrei os meus esforços em pesquisar primeiro uma foto de uma pessoa que aparentasse fazer parte da Empresa e depois se possível a fazer malabarismo. Não se revelou tarefa fácil, depois de muito pesquisar banco de imagem em variados sites, apercebi-me que ia ser difícil encontrar uma menina de escritório a brincar ao malabarismo. No entanto houve uma imagem que me captou a atenção, apesar de não ter as bolas do malabarista, a posição dela sugeria que poderia estar a fazê-lo eu teria só de incluir as bolas mais tarde.
O cliente adorou a imagem clean e jovial, enquadrou-se no espírito da empresa, imagem aprovada! Avancei então para a arte final do trabalho com o headline novamente a ser trabalhado e restantes elementos de texto, icones e logotipos a serem revistos e finalizados.
O conceito foi tão bem recebido que me solicitaram mais publicidades para comunicar de 3 em 3 meses sempre com um anúncio diferente.
Criei e finalizei mais três publicidades dentro do mesmo conceito mas com diferentes representações.
As regras gráficas foram estabelecidas e rigorosamente cumpridas para garantir a homogeneidade entre todas as peças.
Excellent post. I used to be checking continuously this
weblog and I’m inspired! Very useful info particularly the
closing part 🙂 I take care of such info a lot. I was seeking this particular information for a very lengthy time.
Thanks and good luck.
Everything is very open with a precise clarification of the challenges. It was really informative. Your website is useful. Thanks for sharing!
thank you
Excellent post. I used to be checking continuously this
weblog and I’m inspired! Very useful info particularly the
closing part 🙂 I take care of such info a lot. I was seeking this particular information for a very lengthy time.
Thanks and good luck.
Thank you so much